domingo, 6 de janeiro de 2008

SORTE

Afirma todo mundo que nós, ciganos, "lemos a sorte", examinando a palma da mão das pessoas, o que não é exatamente a verdade, pois são duas coisas diferentes. Quando examinamos a mão de alguém, interpretamos os sinais nelas contidos e lhes segredamos "conselhos" para que ela tire o máximo de proveito das informações fornecidas por ela mesma. Nas linhas de sua mão estão essas informações.

Como se vê, são dois processos diferentes: um é o de utilizar conhecimentos ancestrais para conseguir interpretar os sinais ali contidos, o que não é tão difícil, pois a quiromancia é uma ciência já bem consolidada em nosso meio. O segundo processo é o de selecionar entre o vasto repertório de simpatias de nosso conhecimento aquela que melhor sirva para o caso em questão.

Há ciganos e ciganas mistificadores? Sim, da mesma forma como há "gadjos" mistificadores. Os de nossa tribo dão um valor muito grande à tradição e fazem desse trabalho um ritual sério, honesto e de respeito.

Entendemos que a sorte está intimamente ligada com o destino das pessoas. A sorte as torna ricas, alegres, saudáveis e generosas. Temos orgulho em levar a sorte a elas, portanto.

PARA O SEU LAR

O lar de um cigano, seja uma tenda, um carroção, uma casa simples ou um palacete, é e sempre será seu castelo. Como qualquer outro mortal em relação ao seu lar, é ali onde ele se sente seguro e protegido e onde tem seus momentos mais felizes na companhia de seus entes queridos.

Há, de nossa parte, uma preocupação muito grande com nossos lares, que, mais do que qualquer outro lugar, necessita de sorte e proteção para que abrigue a felicidade e tudo corra bem em seu interior.

Para atrair a sorte para o seu lar, da mesma forma como fazem os ciganos, para que a paz esteja sempre em seu lar, para que a proteção das forças divinas e da natureza se façam presentes todos os dias e para que a união familiar seja plena, proceda da seguinte forma: no primeiro dia de cada ano, pela manhã, antes do sol nascer, olhe para o lado do Nascente, instantes antes do sol surgir, levando em cada mão um punhal pequeno, uma estrela de metal e uma moeda, de preferência de prata ou de ouro.

De olhos fechados, enquanto o sol nasce, mantenha as mãos abertas, exibindo os objetos, enquanto o sol nasce. Após alguns instantes, feche as mãos e leve os objetos para dentro de sua casa. Coloque o conteúdo de cada mão em duas taças de vidro ou de metal distintas. Uma deverá ficar próxima da entrada da frente. A outra, próxima da entrada dos fundos, sempre á direita de quem entra. Mantenha essas taças sempre com água limpa. No último dia do ano, à meia noite, junte os conteúdos, limpe-os bem e deixe-os preparados para repetir a simpatia no começo do dia seguinte.

PARA VIAGENS TRANQÜILAS

Uma viagem é sempre um motivo de muita alegria para um cigano. Faz parte de sua tradição e está em seu sangue essa mobilidade constante, esse desejo de jamais criar raízes, contra o qual luta cada vez mais duro, já que o sedentarismo hoje é um convite muito forte em todos os sentidos.Não apenas pela expectativa de conhecer novos lugares, mas sob pretextos mais triviais, como o de visitar familiares e mesmo por lazer e relaxamento, o cigano adora viajar e espera que tudo corra bem em suas viagens.Uma simpatia muito usada consiste em, antes da partida, colher uma rosa branca ainda em botão e dá-la a uma pessoa do sexo oposto para manter num vaso com água, cuidando dela atentamente. Quando do retorno, essa rosa, que já se encontrará aberta, deverá ser despetalada pelas duas pessoas juntas e atirada ao vento.

Observação: Se a viagem for demorada, a pessoa que ficar cuidando da rosa deverá recolher as pétalas uma a uma, assim que elas começarem a cair, guardando-as com cuidado para, quando da volta do viajante, fazerem o ritual de atirá-las ao vento, mesmo que já secas. Muitos usam deixar essas pétalas entre as páginas de um livro. Hoje usa-se muito a Bíblia para isso.

PARA VIVER BEM COM A SOGRA

Os ciganos têm um respeito muito grande por suas sogras, a quem consideram a segunda mãe. Isso não impede que, eventualmente, algumas delas, por questão de gênio ou de personalidade, sejam de difícil trato e convivência. Nesses casos, a solução é deixar de lado e desistir do relacionamento. Em questões de amor, no entanto, os ciganos também são teimosos, e não desistem facilmente. Precavidamente, tratam de aplainar os caminhos tão logo começam a namorar.A simpatia usada para isso é a seguinte: numa foto de corpo inteiro, onde esteja o casal de namorados sorrindo, o homem escreve o nome da futura sogra abaixo de seu pé, na foto. A mulher faz o mesmo, escrevendo o nome da futura sogra sob seus pés. Em seguida eles cobrem a superfície da foto com mel, embrulham com um lenço branco de seda e enterram junto à raiz de uma árvore alta, sólida e com bastante galhos.

Observação: Segundo os registros antigos, o melhor período para se fazer esta simpatia é o da Lua Nova, mas muitos preferem fazê-lo tão logo começam a freqüentar a casa da sogra, independente da lua.

PARA SÓLIDAS AMIZADES

Sendo um povo nômade, sempre vistos como estranhos em terras estranhas, os ciganos têm um conceito muito forte de amizade, pois ela, em última análise, é a força a que podem recorrer nos momentos de necessidade, em terras estranhas e no meio de estranhos.

Ter bons amigos para um cigano não é apenas uma dádiva, mas um privilégio, sendo muito seletivos nesse aspecto. Quando depositam sua confiança em alguém, fazem-no com desprendimento, sinceramente e para sempre.

Vemos hoje em dia, no entanto, muita mesquinharia e egoísmo, onde, nem os parentes são confiáveis. Quanto mais as coisas pioram, mais os ciganos se empenham em realizar a seguinte simpatia:

Na primeira sexta-feira de Lua Cheia de cada ano, após as nove horas da noite, pegam sete moedas de pequeno valor, pondo-as dentro de um lenço de seda branco, bem no meio, juntamente com um pedaço de uma corrente de aço, formando uma trouxinha que é amarrada com uma fita vermelha.

Repetem isso inúmeras vezes, formando uma porção dessas trouxinhas, que são guardadas numa caixa de madeira montada apenas usando encaixes, sem o uso de pregos e sem fechadura.

Sempre que uma pessoa de sua confiança faz aniversário, eles dão, junto com um outro presente qualquer, uma trouxinha dessas. Quem a recebe entende logo o significado e a responsabilidade que o presente simboliza, aceitando-o ou não.

Se devolvê-lo, aquele que está presenteando não se sentirá ofendido, pois entende que o outro não se julga à altura de tamanha responsabilidade, por isso insiste. Esse jogo de recusar e insistir é feito por três vezes. Se ao final a recusa persistir, o cigano desiste, mas o respeito entre eles continua. Se for aceito, ele sabe, no entanto, que poderá contar com um amigo para tudo que se fizer necessário.

PARA TER SORTE NA VIDA

Tem gente que apesar de toda a honestidade, esforço e empenho na vida, acabam sendo acompanhadas pelo azar e não conseguem se sair bem em nada que façam. Tenta de todas as formas, aplica-se, é honesto, mas os resultados são sempre os piores. Se você se sente perseguido por esse tipo de problema, não se aflija. Há séculos que os ciganos vêm se preocupando com isso, desenvolvendo as mais eficientes simpatias com esse fim. Esta é uma das mais simples. Numa sexta-feira de Lua Cheia, após as nove horas da manhã, vá até a margem de uma correnteza e apanhe três pedras pequenas, bem redondas e lisas. Lave-as bem em água corrente, esfregando com uma escova e sal grosso. Coloque num pires branco, sobre um lenço que você use com freqüência, cobrindo com um pano vermelho. Por sete dias seguidos, a partir da sexta-feira, essas pedras deverão ficar ali. Diariamente mantenha uma vela acesa, num outro pires, ao lado.

Na segunda-feira seguinte, tire as pedras dali, embrulhe-as em seu lenço e leve-as sempre consigo, num bolso à altura do peito, principalmente nos dias em que tiver alguma coisa importante a fazer ou a resolver.

Nessas ocasiões, se sentir que alguma coisa pode dar errado, segure as pedras com a mão direita e pense em quanto tempo ela rolou até ficar daquela forma. Imagine o caminho dela pelo rio. Esse instante de relaxamento e reflexão irá clarear sua mente, dando-lhe o melhor caminho a seguir para se fazer acompanhar pela sorte.

Observação: Alguns registros mandam, nesses momentos de indecisão, visualizar o azar como um animal, um bicho ou qualquer outra coisa se aproximando de você. Mentalmente, enquanto aperta as pedras em sua mão direita, imagine-se atirando as pedras uma a uma e expulsando esse monstro incômodo para longe.

PARA SORTE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Esta é uma das maiores preocupações dos ciganos, pois os filhos significam não apenas a perpetuação da vida, mas também das tradições dos ciganos, hoje em franca extinção. Muitos são tentados hoje pelas facilidades e pelo conforto da vida moderna e sedentária. Embora compreendamos que esse é um processo inevitável e que a médio prazo a vida antiga estará extinta, existindo apenas na memória dos saudosistas, nós ciganos tentamos agora conciliar as duas coisas: o sedentarismo com a preservação das tradições mais nobres de nosso povo. Para isso, sabemos que precisamos contar com muita sorte na educação de nossos filhos.

Esta é uma simpatia que tem sido muito usada em nosso meio ultimamente. Se você quer ter sorte com seus filhos, direcionando-os para uma vida de honestidade, de paz, trabalho e de honra às tradições, recomendo a seguinte simpatia:

Mande fazer uma medalha de ouro, gravando numa das faces o número do dia em que você nasceu e, na outra face, o número do dia do nascimento do seu filho ou filha. Dos três anos até os sete anos, pelo menos, a criança deverá usar essa medalha ao peito, se possível numa corrente também de ouro.

PARA TER SORTE COM SEUS VEÍCULOS

Está simpatia é muito interessante, porque é uma adaptação de uma antiga prática dos ciganos, quando saíam para comprar um cavalo. Como se sabe, nos tempos antigos, as viagens dos ciganos eram feitas em carroções enfeitados e típicos de nossa raça.Com o tempo, fomos obrigados a acompanhar o progresso e, ao invés de cavalos pra puxar carroções ou vagões, tínhamos agora que comprar veículos feitos de peças, correias, polias, engrenagens e uma porção de fios e botões que representam um amontoado de materiais sem consciência ou vontade própria. Há inúmeros sinais para se reconhecer se um cavalo é adequado para o propósito a que tencionamos destiná-los.

Um carro, no entanto, está ali, completo, mudo, sem temperamento e sem dentes para serem examinados. Por isso os ciganos antigos desenvolveram esta simpatia, que persiste até hoje, muito embora agora já se tenha elementos para julgar se um carro em bom. Independente disso, os ciganos fazem o seguinte:

Quando vão comprar um carro, levam um cachorro junto. Após examinar o automóvel, tentam fazer o cão entrar nele. Se ele o fizer tranqüilamente, sem se inquietar, o negócio é fechado. Se ele se comportar de modo estranho, desistem do negócio.

Observação: Segundo a tradição, o mesmo procedimento era feito quando um cigano ia comprar um cavalo. Levava seu melhor cachorro, o mais fiel deles. Se entre o cão e o cavalo não houvesse animosidade, com um estranhando o outro, era um bom sinal e o negócio poderia ser feito, se os outros requisitos fossem preenchidos pelo animal.

Dizem os antigos registros de magia cigana que o cão não apenas ouve, mas vê além de nosso alcance. São eles que ouvem o ruído mais leve na noite, o arrastar de uma asa ou o suspiro de uma alma. São eles que vêem, na escuridão da noite, o invasor ou o espírito atormentado que passa. Quando isso ocorre, alertam-nos de alguma forma.

PARA SORTE COM INIMIGOS

Esta pode ser, aparentemente, uma simpatia estranha, pois a melhor sorte que se pode ter é simplesmente não ter inimigos. Sabem os ciganos, no entanto, que isso é praticamente impossível. Jamais conseguiremos agradar a todos, todo o tempo. Cedo ou tarde, acabamos tendo que lidar com alguma inimizade. É da vida e não há como fugir disso.

O importante é que, mesmo em se tratando de um inimigo, você tenha a sorte de estar lidando com alguém de princípios, que não desviará o ressentimento que tem para com você contra os entes que lhe são queridos. Muito menos que será desleal a ponto de atacá-lo pelas costas.

Pode ser difícil de entender, mas há nobreza mesmo nas inimizades e nós, ciganos, sabemos muito bem disso, pois a honra é um quesito muito valorizado e preservado em nossas tradições e costumes.

Para que seus inimigos não lhe sejam desleais nem traiçoeiros, crave no lado de dentro de sua casa sete preguinhos de aço, formando um círculo. Depois, no centro, crave mais três, formando um triângulo.

Observação: Existe uma simpatia muito antiga, chamada Simpatia do Círculo Negro, que alguns curiosos atribuem aos ciganos. Na verdade, ela é mais antiga, do período egípcio da migração cigana. É uma simpatia muito forte e só deve ser utilizada em último recurso, contra um inimigo desleal e traidor.

Para tanto, na primeira sexta-feira de um mês ímpar, numa encruzilhada bem longe de sua casa, escreva o nome da pessoa por sete vezes em cada lado de uma fita preta, de setenta e sete centímetros bem medidos. Coloque essa fita no chão, formando um círculo. As pontas devem se encontrar. No centro desse círculo coloque a fotografia da pessoa, acenda sete velas pretas, formando um círculo. No centro, sobre a foto, jogue vinagre e pimenta ardida. Afaste-se sem olhar para trás. Uma variação mais forte ainda recomenda o uso de nove velas e uma fita de noventa e nove centímetros.

PARA EXPULSAR O AZAR DE SUA VIDA

O azar, segundo os ciganos, é como um carrapicho que se gruda em seu corpo e você só o percebe quando ele começa a incomodar. Como se sabe, as sementes do carrapicho espalham-se pelo vento com extrema facilidade, brotando em qualquer terra, por mais árida que seja, tornando-se uma praga em pouco tempo.

Com o azar acontece a mesma coisa e você precisa apenas saber como não deixar que ele infeste sua vida, da mesma forma como as sementes de carrapicho infestam o solo.

Para evitar isso, instalam no interior de sua casa um pequeno sino de metal e, pelo menos duas vezes ao dia, ao sair o sol e ao entardecer, fazem-no soar delicadamente por algum tempo.

Nenhum comentário: