domingo, 6 de janeiro de 2008

amoletos ciganos

ORAÇÕES

O Ritual Cigano de Orações é um livro manuscrito, conservado pelo chefe de cada família, onde são registradas as orações para todos os momentos da vida de um cigano.

Muito pouco conhecido justamente por ter sido, por muitos séculos, um segredo muito bem guardado, pela sua semelhança com os grimórios, ou Livros Negros de Feitiçaria.

Nos seus primórdios, o Ritual Cigano de Orações continha citações que abrangiam até a deusa Achis, dos fenícios. Ao longo dos séculos, no entanto, todos os deuses antigos foram sendo substituídos pelos santos da atualidade, descaracterizando, de certa forma, um conhecimento e uma prática de milênios.

Deuses da Índia, do Egito e da Pérsia, principalmente, além de anteriores a eles, constantes das lendas e livros sagrados de culturas já extintas formavam um grosso volume que, atualmente, está reduzido a pouco mais de uma centena de orações.

Pelo seu poder, no entanto, não deixam de ser utilizadas ainda hoje, pois apelam para o Deus maior, aquele que tudo fez e que tudo vê.

São orações fortes, para serem rezadas com fé e determinação, conforme as orientações de cada uma das simpatias. Creia nelas e se beneficie das graças que pode alcançar através delas.

PARA INICIAR BEM O DIA

Este era um hábito antigo, que já não faz mais parte da vida das novas gerações. Usava-se rezar pela manhã, ao se levantar, e à noite, quando se ia dormir. Com o tempo, suprimiu-se a oração da manhã. Hoje, a da noite também, não é feita mais.

A fé num Ser Supremo, que cada um traz em seu coração, é a força maior que pode nos conduzir a salvo de todos os malefícios e percalços ao longo do dia.

Por isso os muitos ciganos ainda rezam hoje a seguinte oração:

ORAÇÃO CIGANA PARA UM NOVO DIA

"Aqui estou, Senhor meu Deus, em tua presença, diante do altar da natureza, pronto para iniciar um novo dia. A minha alma reconhecida agradece a graça de ver de novo a luz do sol que nos aquece e nos dá a vida.

Estou curvado, com meus joelhos no chão, à espera que o Senhor da Bondade se digne a lançar sua bênção sobre seu servo, para que eu possa dedicar este dia a louvar e honrar a vontade daquele que reina sobre a Luz e as Trevas.

Aqui me curvo e aguardo as bênçãos sobre mim, minha família, meus amigos e minha gente, para que juntos possamos render graças a Deus, porque ele nos deu a Luz, porque ele nos deu a Vida. Amém!"

Rezar um Pai Nosso em seguida.

PARA AGRADECER PELO DIA

A Oração da Noite tem por objetivo agradecer a Deus pelo que foi concedido e feito durante o dia, sejam os negócios, as conquistas, as viagens, a saúde, tudo, enfim, que correspondeu às expectativas e até mesmo se o dia não foi agradável, porque os desígnios de do Criador não admitem discussão nem crítica.

Esta oração, assim como a anterior, estão se extinguindo. Há famílias que já não possuem mais o seu próprio Ritual Cigano de Orações, o que é uma pena.

Para agradecer pelo seu dia, faça a seguinte oração, no momento de dormir:

ORAÇÃO CIGANA DA NOITE

"Senhor Deus de Bondade, acolhe meu espírito e descansa meu corpo, ao fim de mais um dia. Purifica minha alma das tristezas e dos dissabores, enquanto a alimenta com as alegrias e os prazeres.

Senhor, leva-me ao sono, para que eu possa sonhar com tua glória, reconciliando-me com o passado, aceitando o meu presente e esperando confiante pelo futuro que me anuncias.

Concede-me, Senhor, após mais uma noite de descanso que eu tenha a graça de rever a luz do sol, para que possa continuar minha obra de louvar-te, amar-te e cumprir com teus mandamentos. Amém!"

Rezar um Pai Nosso em seguida.

PARA RECONCILIAR-SE COM DEUS

É preciso que se diga que há ciganos católicos, budistas, evangélicos e seguidores de todo tipo de religião. Cada um com sua fé merece de seus irmãos todo apoio, pois o importante é que se alcance a Iluminação e se consiga chegar a Deus.

Antigamente, quando um cigano se sentia em falta com o criador, tendo cometido alguma transgressão que lhe pesava na consciência, buscava seu consolo numa oração de pedido de perdão, já, muitas vezes, passavam-se meses até que conseguissem chegar até onde havia um templo ou uma igreja para isso.

Rezada com fé, esta oração é uma reconciliação com o Criador. Recomenda-se acender três velas brancas.

ORAÇÃO CIGANA DO PERDÃO

"Senhor Deus, Todo Poderoso, humildemente eu me ajoelho diante de ti para suplicar o perdão por ter transgredido tuas regras e deixado de me apresentar puro diante de ti.

Errei por minha fraqueza, incapaz de resistir ao apelo do mal. Somente em tua bondade poderei encontrar ajuda e me fortalecer para suportar as provações que ainda me aguardam.

Aflito eu me inclino diante de ti, clamando pelo teu perdão, Senhor de Bondade. Dá-me a rigidez dos teus apóstolos e a sabedoria dos teus profetas para que diante de Satanás eu jamais me incline de novo e possa me apresentar sempre radiante de Luz em tua presença sempre magnífica.

Ampara-me, Senhor, estendendo tua mão, para que eu jamais volte a pecar. Perdão! Perdão! Perdão! Amém!"

Rezar um Pai Nosso e deixar as velas queimarem até o final.

PARA UM MOMENTO DE PERIGO

Algumas orações têm um poder especifico que dispensa a necessidade de se expressar o pedido ou a necessidade, quando ela é utilizada.

No Ritual Cigano de Orações há diversas delas, inclusive aquelas para serem utilizadas no momento de um período imediato. A única diferença sensível entre uma delas e as usadas pelos gadjos é o sinal feito com a mão direita, simbolizando a cruz.

Os três dedos do meio da mão direita tocam a testa(+1), depois a região do ventre(+2), o ombro esquerdo(+3), o ombro direito(+4) e terminam espalmando-se no peito(+5). Nesta oração em especial o sinal é feito no início e no final.

ORAÇÃO CIGANA DO PERIGO IMEDIATO

"Em nome do Deus Pai (+1), do Deus Filho (+2), do Espírito-Santo (3) da Virgem Maria (+4), Amém! (5)

Glória ao Pai, que afasta os perigos do caminho!

Glória ao Filho, que eleva as almas para o Céu!

Glória ao Espírito-Santo, Senhor de todas as línguas.

Glória à Virgem Maria, mãe por excelência!

Em nome do Deus Pai (+1), do Deus Filho (+2), do Espírito-Santo (+3) e da Virgem Maria (+4), Amém! (+5)

PARA OS AMIGOS

Há uma oração cigana que é proferida em todas as ocasiões em que a tribo ou a família e os amigos estão unidos, numa festa, num casamento ou qualquer outra celebração.

Para nós, a união sempre foi muito importante, porque só podíamos contar conosco, em nossas andanças por terras desconhecidas, encontrando pessoas que não sabíamos como reagiriam a nossa chegada. Manter e fortalecer a união era uma questão de sobrevivência.

Deve ser rezada sempre em conjunto, de preferência com as mãos dadas e levantadas acima da cabeça.

ORAÇÃO CIGANA DA UNIÃO E DA AMIZADE

"Senhor, Deus da União, volte para nós, aqui reunidos, a graça do teu olhar de Bondade e de Amor, fortalecendo a amizade e o espírito de união que nos faz todos membros de uma mesma família de irmãos.

Derrama sobre nós a tua bênção e a tua proteção, para que, iluminados pela tua grandeza, possamos fazer jus às promessas de Cristo, o maior de todos os Irmãos e aquele que nos uniu definitivamente, Amém!"

PARA A UNIÃO DOS POVOS

Há uma antiga oração cigana, rezada em conjunto pela tribo toda, nas festas de fim de ano, durante uma cerimônia mais ou menos parecida com a Missa do Galo, que precedia a Ceia de Natal.

É um pouco extensa, mas de grande poder, podendo ser utilizada pela família reunida, nos momentos que antecedem a Ceia que celebra o nascimento de Cristo.

Não existe registro de que ela fosse usada em qualquer outra ocasião, exceto essa.

ORAÇÃO CIGANA PELA UNIÃO DOS POVOS

"Senhor Deus, Todo Poderoso, nós te pedimos nesta hora, pela intercessão de todos os santos que se guiaram pelo exemplo de Cristo, que nos conceda a Luz para perceber o Caminho, a Verdade, para trilhá-lo, a Vida para percorrê-lo na tua graça e nos teus ensinamentos.

Digna-te, Senhor da Bondade, a nos fazer companhia nesta noite de paz na terra entre os homens de boa vontade, para que possamos, na reflexão provocada pela tua presença, entendermos melhor o destino que nos reservas e tudo aquilo que esperas de nós.

Nós te bendizemos nesta noite, te louvamos e te honramos, assim como a teu dileto Filho e nosso Irmão, Jesus Cristo, que por nós se submeteu ao suplício, deixando-nos o exemplo e a lição sublima da ressurreição.

Envolve-nos, Senhor, no manto sereno da tua proteção, para que possamos, por mais um ano, louvar-te aqui na Terra, da mesma forma como o coro de Anjo te louva no Paraíso. Amém!"