domingo, 6 de janeiro de 2008

simpatias para crianças

CRIANÇAS

O nascimento de uma criança é um dos acontecimentos mais importantes na vida dos ciganos, além do casamento e da morte. Todos são celebrados com rituais apropriados, muito respeito e reverência.

A vinda de um novo membro da tribo é sempre encarada como uma dádiva, não apenas para a família, mas para todos os demais, por isso o cuidado e a atenção que dedicam ao fato.

Assim como nas simpatias dos "gadjos", há em nosso repertório inúmeras simpatias indicadas para as mais diferentes situações da vida de uma criança, desde o seu nascimento até sua puberdade.

Todas devem ser feitas com muito amor, recomendando-se que os pais e padrinhos participem delas. Na tradição antiga dos ciganos não existe a figura dos padrinhos como é entendida atualmente, porque todos os outros membros da tribo eram solidários na atenção para com o novo membro.

De qualquer forma, as simpatias não ficam prejudicadas com isso, mas enriquecidas, já que os padrinhos simbolizam a própria sociedade que acolhe essa criança em seu seio e onde ela crescerá para ser parte atuante.

PARA TER SAÚDE

O sol, para os ciganos, não apenas é símbolo de vida, mas também de liberdade. Desde as mais tenra idade, os pais já habituam a criança a entrar em contato com esse aliado importante, expondo a criança ao sol.

Obviamente isso exige cuidados e práticas especiais que qualquer um pode e deve fazer para seus filhos, beneficiando não apenas sua saúde, mas habituando-o a sentir os efeitos benfazejos dos raios solares. Para tanto, proceda da seguinte forma:

Apenas a partir dos três meses, exponha a criança ao sol, mantendo sua cabecinha à sombra. Ela deve estar nua e o tempo de exposição será de meio minuto de frente e meio minuto de costas.

A partir dos quatro meses, faça o mesmo, aumentando o tempo de permanência para um minuto. Depois disso, vá aumentando meio minuto a cada mês, até chegar a um máximo de quinze minutos de cada lado do corpo.

As melhores horas para isso são: no inverno, até o meio-dia; no verão, até dez horas da manhã; no outono e na primavera, até onze horas.

Observação: Recomendam os ciganos tradicionais que sob a criança seja colocada uma manta vermelha, dessas usadas sob o arreio dos cavalos. Ao invés daquele tipo de manta, pode-se usar um cobertor ou mesmo uma toalha, desde que inteiramente vermelha. Após o banho de sol, embrulhar a criança com ela. ã

Outros recomendam ainda que, logo após o banho de sol, a criança tome um banho morno de corpo inteiro, tendo-se o cuidado de colocar uma peça de ouro e outra de aço puro na água.

PARA GARANTIR O FUTURO

Os ciganos são muito conscientes de sua responsabilidade em relação ao futuro de seus filhos. Normalmente fazem de tudo, mas jamais se esquecem-se de abrir-lhes os caminhos e isso é feito de modo quase que ritualístico. No dia do primeiro aniversário da criança, sua cabeça é lavada usando-se água de chuva, de fonte, de correnteza ou de cachoeira. Armazenada num recipiente de cerâmica (pote, moringa, etc) ou metal, normalmente de cobre, essa água fica de um dia para o outro com todas as chaves que a família possuir, sejam de portas, gavetas, cofre, etc. O ritual é repetido no segundo e no terceiro aniversários.

Observação: Algumas tribos usam acrescentar na água as alianças dos antepassados vivos, pais, avós, bisavós, etc. Outras acrescentam o punhal ou faca mais precioso que pertencer ao pai da criança.

PARA NÃO ESQUECER AS ORIGENS

Hoje em dia não é muito difícil encontrar pessoas que se esqueceram de suas origens e das suas tradições, adotando posturas e comportamentos que nada têm a ver com elas. Nós ciganos cultivamos nossas raízes e honramos nossos antepassados com todo carinho, porque deles recebemos o nome de família e a vida e, principalmente, porque são eles que, quando de nossa morte, vêm nos receber às portas do Paraíso.

Para que jamais sejam objetos desse tipo de ingratidão cometida por alguns filhos desalmados, os ciganos previnem-se da seguinte forma:

No dia em que ele(a) completar quinze anos, esfregam carvão de nó de qualquer tipo de madeira na palma da mão do adolescente e imprimem-na num pedaço de folha de cobre ou outro metal. No verso desta peça de metal escrevem os nomes dos avós, dos pais e da própria pessoa. Esse metal deverá ser guardado embrulhado num lenço vermelho para sempre pela pessoa, mediante a promessa de em seus próximos aniversários prestar algum tipo de honraria a seus antepassados, estejam eles vivos ou mortos.

PARA APEGAR-SE À FAMÍLIA

A família tem uma importância muito grande para os ciganos, que fazem de tudo para preservar sua unidade e suas tradições. Uma das situações mais desagradáveis para pais ciganos é perceber que os filhos se distanciam deles, deixando de aproveitar suas experiências e seus ensinamentos de vida.Os ciganos tradicionais antigos tinham uma simpatia simples para impedir isso e os pais deveriam fazê-la, mesmo que apenas por precaução.

O primeiro dente-de-leite da criança a cair deverá ser transformado num pingente incrustado em ouro, que a mãe usará numa corrente junto ao peito ou o pai, numa pulseira no punho esquerdo.

Observação: Há algumas variações da mesma simpatia. Uma delas manda que a primeira mecha de cabelo da criança que for cortada deverá ser embrulhada em tecido vermelho e posta no interior do travesseiro de um dos pais.

Uma outra manda que o pai fixe o primeiro dente-de-leite da criança na bainha de seu punhal ou de sua faca preferida. Outra manda que seja o dente seja triturado, transformando-se em pó. Metade deverá ser posta num cálice de vinho e bebida pelos pais. A outra metade deverá ser misturada à ração do cavalo mais saudável que o pai da criança possuir.

No caso das meninas, há uma simpatia específica que consiste em pegar seu umbigo, quando ele cair, e enterrá-lo ao pé de uma roseira vermelha.

PARA A UNIÃO FAMILIAR

Os ciganos estabelecem logo cedo um vínculo muito íntimo com suas crianças, de forma que muito cedo elas começam a aprender as tradições e a valorizar a união familiar.

Dessa forma, mesmo quando os filhos se separam para constituir suas próprias famílias, o amor e o respeito mútuo persiste, porque o vínculo entre eles é muito forte. Isso é algo não só recomendável, mas muito salutar, porque preserva os laços de união da família.

Para conseguir isso recorrem a uma simpatia tradicional que é a chave que proporciona essa união indissolúvel.

Na véspera do aniversário da criança, a mãe, utilizando um cinto velho do pai, fará o primeiro cinto que a criança irá usar. Se for uma menina, o pai deverá usar um cinto da mãe e fazer ele o trabalho.

No dia seguinte, o cinto deverá ser posto na criança após o nascer do sol e só retirado após o sol se pôr. Esta simpatia é repetida até os sete anos, devendo a cada ano ser montado um cinto novo. do marido.

Observação: Alguns pais guardam os cintos usados pelos filhos, presenteando-os depois, quando nasce o primeiro neto. Nesses casos, os netos usam os cintos que foram feitos pelos avós. Não raro se encontram cintos que pertenceram a bisavós ou tataravós.

PARA INDEPENDÊNCIA

A independências e o conceito de liberdade são valorizados ao extremo para os ciganos. Os ciganos não desejam que seus filhos fiquem eternamente dependentes, aprendendo logo a se manterem apegados aos pais, sem deles depender para tudo na vida.

Para os ciganos, o filho independente é aquele que escolhe seus caminhos, aproveitando a experiência dos pais, sem medo de arriscar e de procurar o que é melhor para ele. Todos deveriam fazer isso. Por isso esta foi uma das simpatias mais utilizadas pelos ciganos da velha guarda.

Ao cair o cordão umbilical do filho, o pai o enterra na beira de uma estrada, juntamente com um punhal novo e sem uso, cuja ponta deverá apontar para um dos lados do caminho.

PARA FORTALECER O CARÁTER

Para os ciganos, o caráter é algo a ser forjado dia a dia, nos ensinamentos e nos exemplos, nas lições dadas pelos pais, na boa escola, nas boas amizades, na instrução, no desejo de sempre melhorar. Isso deve ser proporcionado e estimulado em toda criança.Para isso, em todo terceiro aniversário de seus filhos, menino ou menina, eles dão um martelo e três pregos de aço, ensinando e fazendo com que as crianças preguem-nos numa árvore bem alta e sólida. Os pregos devem ficar um abaixo do outro, ligeiramente para a direita, formando uma escadinha que sobe da direita para a esquerda no tronco da árvore.

Observação: Nunca será demais orientar no sentido de que se trata mais de uma lição do que de um ritual. O pai deverá cuidar para que a criança não se machuque, introduzindo pessoalmente parte dos pregos no tronco e deixando que a criança faça o restante do trabalho, sempre com toda segurança.

PARA ENRIQUECER I

Para os ciganos, um futuro tranqüilo está no patrimônio amealhado com trabalho honesto, muito esforço e na confiança de que seus filhos, por quem se sacrificaram, sejam conscientes e estejam preparados para cuidar deles, se necessário.

Para isso, fazem a seguinte simpatia, na véspera do dia do terceiro aniversário da criança. Nesse dia, a mãe deverá encher um balde de metal com água e ela e o marido deverão pôr dentro suas alianças de casamento, juntamente com um utensílio de cozinha (prato, garfo, concha) e um objeto de metal de uso do pai (punhal, faca, moeda de estimação, etc).

Cobrir com um lenço vermelho.Na manhã seguinte, retirar os objetos, amornar essa água e lavar apenas a cabeça da criança com ela. Enxugar com a toalha vermelha, que depois deverá ser estendida ao sol para secar.Repetir aos sete e aos nove anos.

PARA ENRIQUECER II

A luta pelo dinheiro é inglória. Muitos correm a vida toda atrás dele, sem conseguir atingir a tranqüilidade merecida ou o sossego. Por isso os ciganos se preocupam em preparar o futuro de seus filhos, fazendo uma simpatia para ajudá-la a enriquecer rapidamente em sua profissão.

Pegam, numa correnteza de rio, uma pedra pequena e redonda. Juntam a ela uma moeda de ouro ou prata, uma lâmina de aço e um pedaço de madeira, normalmente a escultura de um cavalo ou de um outro animal. Embrulham tudo num lenço amarelo-ouro, amarrando com um cordão de couro.

Sete dias antes do aniversário de três anos da criança, toda manhã, antes que ela pise no chão, mas após ela acordar, passam o embrulho sobre o peito da criança, fazendo uma cruz, por sete vezes seguidas.

Após isso, conservar esse embrulho e recomendar à criança que, ao crescer, nunca o perca, para poder passá-lo para seu próprio filho.

PARA ENRIQUECER III

A sorte e o futuro são coisas imprevisíveis. Todos pais sonham para os filhos um futuro de muita sorte, onde todas suas necessidades materiais sejam satisfeitas e nada lhes falte.Os ciganos pensam da mesma forma e, para isso, nada como auxiliar, fazendo uma simpatia muito eficaz para isso. É muito simples. Basta que, no dia do primeiro aniversário da criança, seja tirada uma fotografia dela, de corpo inteiro e sorrindo.

Esta foto deverá ser colada em um Rei de Ouros, tirado de um baralho virgem, de modo que a figura do Rei fique colada no verso da foto, que deverá ser posta normalmente no álbum da criança. Ninguém deverá saber que esta simpatia foi feita.

PARA ENRIQUECER IV

Os pais fazem de tudo para garantir o futuro de seus filhos. Sacrificam-se para que eles estudem e tentam dar-lhes todas as oportunidades. Por isso, nada mais acertado que recorrer a simpatias elaboradas com base em conhecimentos de Numerologia e Astrologia, especialidades dos ciganos.

Esta simpatia deverá ser feita pela mãe da criança a partir do primeiro aniversário.Some os algarismos da data de nascimento de seu bebê e borde você mesma, com linha amarela, numa roupa branca, o resultado final, conforme instruções que se seguirão. Essa peça deverá ser dada e vestida pela mãe e usada pela criança no seu primeiro aniversário, ainda que por poucos momentos.

Todo ano, a partir de então e até os sete anos, no dia do seu aniversário, seu filho ou filha deverá usar uma peça de roupa branca, com esse número bordado por você, com linha amarela da forma ensinada acima.Para chegar ao número, basta seguir o exemplo para uma criança nascida no dia 8 de janeiro de 1996:

dia 8

mês 1 (janeiro)

ano 1

9

9

6

34

Após chegar a este resultado, somar os números para se obter apenas um algarismo: 3 + 4= 7 (este deverá ser o número bordado na roupa da criança).

PARA CORAGEM

Coragem não quer dizer imprudência e o cigano, desde cedo, é orientado para isso pelos pais e pelos demais membros da tribo (padrinhos). Ter coragem não significa ser idiota e agir como um louco, sem dar valor à vida. A coragem tem muito a ver com prudência e arrojo, tudo na medida certa, tanto na vida pessoal como nos negócios ou nos relacionamentos.Isso é proporcionado com uma simpatia muito simples, feita logo após o nascimento da criança. Por três vezes seguidas, o pai acende uma vela branca, usando sempre um fósforo diferente, pedindo a um padrinho para apagá-la com um sopro. Após isso, ele acende a vela pela quarta vez e a deixa queimando num local alto da casa, dentro de um pires branco. Quando a vela se apagar, lavar tudo em água corrente e guardar o pires de boca para baixo, sob a cama da criança, até que ela complete três anos. Após isso, quebrá-lo e jogá-lo no lixo.

PARA UMA PERSONALIDADE MARCANTE

Os ciganos sabem que uma pessoa com uma forte personalidade sempre tem muito mais chance de sucesso na vida, por isso se preocupam e fazem simpatias como esta:

No dia do sétimo aniversário da criança, pegam vinte e uma pimentas malaguetas, colocam-nas num vidro com tampa e completam com vinagre e três colheres de sal grosso. Antes de fechar o vidro, perguntam à criança o que ela deseja ser quando crescer.

A resposta deverá ser dada na boca do vidro. Assim que a criança responder, tampam e deixam-na sobre a cabeceira da cama da criança por vinte e um dias.Após isso, enterram profundamente no quintal, plantando sobre o local uma árvore frutífera, exceto limão.

PARA INTELIGÊNCIA

O cigano necessita ter uma inteligência aguçada e ágil para enfrentar os imprevistos de sua vida nômade. Por isso, os pais têm uma preocupação histórica no que se refere à inteligência e ao raciocínio de seus filhos, pois sabem que eles serão a base para o futuro deles. Além de todo o empenho que normalmente fazem, usam simpatias como esta:

Dão ao filho ou filha, quando elas começam seus primeiros estudos, seja indo à escola ou freqüentando um professor particular, uma moeda de cobre, de qualquer valor ou nacionalidade, pedindo que seja guardada com muito cuidado.

No Natal ou qualquer dada festiva importante, trocam com a moeda por um presente. No ano seguinte, repetem, usando a mesma moeda e vão fazendo isso ao longo dos anos, enquanto os filhos estudarem. Quando eles completam seus estudos, fazem uma última troca da moeda por um presente, depois dão ao filho ou filha a moeda para que repita a simpatia com seus netos.

PARA TER SUCESSO NA VIDA

Mais do que qualquer outro povo, os ciganos sabem que o espírito humano interage com a natureza de inúmeras formas que até eles mesmo desconhecem e para as quais não encontram e nem tão cedo encontrarão explicações plausíveis.

Elementos de magia, de alquimia instintiva, de harmonização, de sensibilização e de tantas outras formas de contato com essas forças se mostram presentes principalmente nas simpatias populares.Pais ciganos que amam seus filhos e desejam que eles progridam na vida e sejam felizes, jamais dão a eles, antes dos sete anos de idade, pé de frango ou de galinha para comer, pois sabem que isso atrasa a vida e atrai dificuldades de subir ou progredir nela.

PARA EVITAR A INSEGURANÇA

Uma outra simpatia, com os mesmos ingredientes da simpatia anterior, traz uma recomendação para os pais que não desejam que seus filhos cresçam inseguros e com medo do mundo.Neste caso, antes dos sete anos, a criança não deverá, em hipótese alguma, comer coração de animal, principalmente de galinha.

PARA FELICIDADE

Esta simpatia é muito usada, pois assegura ao bebê um futuro de alegrias e felicidades. Como esta é e sempre será a preocupação maior dos pais, não custa nada fazê-la, pois é muito simples.

No dia em que a criança completar três meses, se for menina, a mãe deverá pegá-la no colo e ajudá-la a segurar um cálice de vinho branco na mãozinha direita, ao meio-dia em ponto, de forma que as sombras da mãe e da criança sejam uma só. Nesse momento, a mãe deverá fazer a criança derramar lentamente o conteúdo do cálice na terra. Após isso, a mãe deverá molhar o dedo indicador da mão direita na terra molhada e traçar uma cruz na testa da criança.

De for menino, o pai deverá pegá-lo no colo e fazer exatamente como indicado acima, só que usando vinho tinto para isso.

Observação: Há diversas variações desta simpatia, conforme a origem da tribo cigana. Algumas usam chá, outras café, muitas água pura e outras até aguardente.

O que é comum a todas elas é o ato de derramar na terra e traçar a cruz na testa da criança, tudo feito exatamente ao meio-dia. A versão acima, que demonstra claramente a influência cristã, é muito difundida atualmente, mas registros persas antigos recomendavam que fosse traçado a figura de um punhal na testa do menino e de uma coroa de três pontas na testa da menina, figuras mais relacionadas com as tradições antigas dos ciganos.

Nenhum comentário: