domingo, 6 de janeiro de 2008

simpatias para saúde

As simpatias ciganas para a saúde não diferem muito das simpatias tradicionais, até porque tiveram a mesma origem. Em suas viagens, os ciganos aproveitavam-se dos recursos disponíveis em cada nação. Com isso, amealharam um conhecimento muito vasto sobre o assunto, já que engloba conhecimentos de diversos países ao mesmo tempo.

Particularmente aqui no Brasil, não vemos utilidade em apresentar simpatias que utilizem ingredientes ou elementos que somente são encontrados em países da Europa, por exemplo, porque não seriam utilizadas por ninguém.

Dessa forma, procurei selecionar aquelas que, tendo sua origem aqui mesmo, incorporaram elementos da magia e do conhecimento cigano sobre a saúde e a harmonia física e mental, coisas que nós, ciganos, entendemos que estão intimamente ligadas.

Os ciganos sempre utilizaram, para preparar suas simpatias, recipientes de louça, vidro ou metal, notadamente as vasilhas de cobre e bronze, jamais usando o alumínio, por nós considerado o metal falso por excelência, sem desmerecer a tecnologia hoje empregada na preparação do metal e na elaboração de utensílios. Trata-se apenas de uma tradição que procuramos respeitar.

PARA DOENÇAS MISTERIOSAS NA FAMÍLIA

Os ciganos acreditam em entes e forças misteriosos, acima muitas vezes da própria compreensão. Acreditam também que muitas das doenças são criadas por nós mesmos, por falta de amor-próprio, por desilusão, para chamar a atenção e muitos outros motivos.

Sabemos lidar com essas coisas e estamos preparados. Quando, sem maiores avisos, acontece uma verdadeira epidemia de doenças na família, aparentemente sem motivo, ficamos de sobreaviso. Normalmente são doenças diferentes, atacando cada uma das pessoas de um modo diferente, de forma que poucos ou nenhum escapam de serem atacados por alguma doença.

Para isso, é necessário uma providência drástica. Se acontecer com sua família isso, faça como fazemos: prepare um vaso fundo para plantar, coloque uma camada fina de terra, suficiente para cobrir as pedrinhas do dreno, depois ponha ali uma estrela do mar seca e termina de encher com terra adubada.

Plante três mudas de arruda, duas de comigo-ninguém-pode e uma de espada-de-são-jorge (macho e fêmea). Deixe esse vaso à esquerda de quem entra, na porta de entrada de sua casa, do lado de fora. Se uma das mudas secar, substitua-a imediatamente.

Observação: Todos nós sabemos que há pessoas que transmitem doenças com a mesma facilidade com que fazem secar uma planta, o leite no peito da mãe ou morrer um filhote de animal para os quais olharam. Muitas vezes elas nem sabem que são capazes disso. ã

Algumas porém, fazem isso de propósito e tem consciência desse poder maligno que detêm. Para se prevenir contra esse tipo de gente, o melhor é recorrer a um outro tipo de simpatia.

PARA PESSOAS QUE PROVOCAM DOENÇAS

Esta simpatia é apropriada para cuidar do tipo de pessoas descritas na simpatia anterior. Contra elas, o melhor é estar sempre prevenido(a). Para isso, use a antiga Simpatia da Coruja.

Na primeira sexta-feira de um mês de agosto, pegue um ninho abandonado de coruja, cuidando para que não seja o de uma coruja rasga-mortalha, embrulhe-o com um lenço de seda preta, colocando dentro do ninho, escritos num pedaço de papel branco, um nome começado com "A" e outro começado com "Z", de modo que os dois se cruzem, mais ou menos assim:

Z Z
AMÉLIA OU AUGUSTO
L L
I M
A I
R
A

Se os nomes forem de pessoas conhecidas, melhor ainda. Caso contrário, não importa. Eles apenas simbolizam todos os nomes existentes entre as letras "A" e "Z".

Feito isso, amarre com uma fita preta, arrematando com três nós cegos. Enterre isso longe de sua casa, pondo uma pedra por cima. Jamais passe a menos de sete metros deste local novamente.

Observação: Para fazer esta simpatia é preciso que você saiba muito bem reconhecer o tipo de coruja que fez o ninho. Jamais, em hipótese alguma, use o ninho de uma coruja rasga-mortalha, cujo pio, à noite, sempre foi considerado de mau agouro, atraindo malefícios, ameaçando fazer a simpatia dar um resultado invertido. Por respeito à natureza e à vida, certifique-se de que o ninho está mesmo abandonado.

PARA REUMATISMO

Esta não é uma doença muito comum entre os ciganos, dada a sua vida ativa, à alimentação saudável e ao exercício físico constante. É comum, no interior da Europa, vermos anciãos cavalgando com a agilidade e a desenvoltura dos jovens.

Algumas tribos, no entanto, principalmente aquelas que viveram ou passaram por terras úmidas, costumam apresentar esse tipo de problema entre seus membros. Até jovens acabam acometidos desse mal.

Para os ciganos, o sinal de que o reumatismo pode atacar é chamado de Sinal do Defunto, que é uma sensação de frio nos pés. Quando isso ocorre, todos os cuidados devem ser tomados em relação à friagem. ã

Um dos mais eficientes é o seguinte, que você também pode fazer facilmente: ferva cinco litros de água em um tacho de cobre. Quando ferver, acrescente uma porção de folhas de erva-mate, tire do fogo e deixe amornar, acrescente uma chave velha de porta ou de cadeado, depois mergulhe os pés lá dentro por sete minutos, não mais que isto.

Em seguida, enrole os pés em uma manta dessas usadas para pôr sobre o lombo dos cavalos, sob a selam, deixando aquecer. Algumas variações recomendam usar também um cobertor de criança ou o cobertor de uma virgem.

Repita por sete dias seguidos, sempre usando a mesma chave. O líquido que sobrar deve ser jogado em água corrente. Ao fim de sete dias, a manta ou cobertor deverá ser lavada. A chave deverá ficar dentro do pé direito de um de seus sapatos.

PARA COLESTEROL

Este é um problema que, antigamente, não existia entre os ciganos. A culinária moderna, no entanto, com seus pratos nada saudáveis acabaram nos seduzindo e, como resultado, não é raro encontramos ciganos com alguns quilinhos a mais, prejudiciais a sua saúde.

Trata-se de um problema atual, mas os antigos não o desconheciam, pois tinham simpatias específicas para evitá-lo. Uma delas era cozinhar o arroz, usando apenas algumas gotinhas de óleo de milho, juntamente com um chuchu cortado em pedacinhos e um mínimo de sal.

Observação: Esta simpatia, segundo eles, pode e deve ser feita por tempo indeterminado, servindo também para combater, com uma variação, a pressão alta.

Além de incluir o chuchu em sua alimentação, faça diariamente um chá, antes de dormir, usando três pontas do pé de chuchu. Tome-o quente. Depois, durante o dia, faça um novo chá e tome uma colher dele, frio, de hora em hora.

PARA DERRAME

Doenças que deixam seqüelas são particularmente temidas pelos ciganos, pois tiram-lhes a mobilidade, ameaçando jogá-los num leito, entrevado e inválido, o que significa um tormento pior do que a morte para quem sempre gozou de movimento e liberdade.

As seqüelas do derrame afetam os membros e o rosto, principalmente. Um deles ou todos podem ficar paralisados e, conforme se sabe, a recuperação é difícil e demorada, embora, assim mesmo fiquem seqüelas.

Há uma simpatia muito antiga, usada para amenizar o problema, apressando a recuperação. Consiste no seguinte:

Pegue duzentas gramas de gordura de carneiro e duzentas gramas de tutano de boi, cozinhe tudo em uma panela de barro ou de ferro com tampa, sem acrescentar nada mais. Coe em um pano branco a gordura que resultar desta fervura e guarde-a em um vidro transparente bem limpo e desinfetado. O pano, com os resíduos, devem ser enterrados bem longe de sua casa, coberto com três pedras, para que animal nenhum de quatro patas consiga desenterrar.

Diariamente, após o banho, massagear com esta gordura ligeiramente aquecida os pontos afetados, até acabar a gordura. Repetir sete vezes a mesma simpatia.

PARA DOR DE CABEÇA I

Este é um dos problemas mais comuns, enfrentados pela humanidade. Todo mundo sabe, na ponta da língua, aquela simpatia indicada para curar esse mal.

Há casos em que a origem é facilmente identificada e o tratamento é rápido e eficaz. Há, porém, casos de pessoas que sofrem constantemente com isso. A medicina ainda não conseguiu explicar nem encontrar uma cura eficiente.

Nestes casos, você nada perde experimentando a sabedoria dos antigos ciganos, que recomendavam proceder da seguinte forma:

Pegue meio copo de água pura e limpa, de preferência filtrada, coloque dentro um dente grande de alho bem amassado, sem casca, juntamente com três galhinhos de alecrim bem lavados. Deixe tudo ali dentro ao sol por sete minutos, depois coe em um pano branco e limpo.

Tome uma colher de sopa desta água de hora em hora, até acabar. Repita sempre que necessário.

PARA DOR DE CABEÇA II

Esta simpatia já é para um outro tipo de problema, envolvendo dor de cabeça. Se você anda sofrendo disso e não descobre a causa, por mais que tenha feito consultas e tomado remédios, tente a seguinte simpatia, que significará o fim de seu problema para sempre.

Numa sexta-feira de lua minguante, compre um chapéu de palha e use-o por três dias seguidos ( sexta, sábado e domingo). Na segunda-feira, deixe o chapéu de boca para cima sob sua cama, no lado da cabeceira. Ele deverá ficar ali por três dias. Na quinta-feira, pegue o chapéu e sem pô-lo na cabeça, vá até uma ponte sobre um rio ou à beira-mar e atire o chapéu, dizendo três vezes:

Água doce do rio

Ou água salgada do mar

Neste chapéu, para sempre

Minha dor irá levar

Observação: Por sete dias seguidos não passe no local e por sete semanas não entre em um rio ou mar.

PARA DOR DE CABEÇA III

Logicamente esta não é uma simpatia cigana original, mas incorporada ao nosso repertório em decorrência de nossas andanças pelo mundo.

Quando os ciganos tomaram conhecimento do Cristianismo, surpreenderam-se com muitas coisas. Outras, porém, não eram novidades, pois se assemelhavam a conhecimentos adquiridos na Índia, na Pérsia e no Egito.

Por essa razão, as questões envolvendo fé ou força do pensamento, conceito que não era conhecido na época, eram entendidos até com certa facilidade.

Esta simpatia é uma questão de fé e as evidências sobre sua eficácia são por demais conhecidas e isso deve ser considerado, pois há milhares de relatos a respeito e incontáveis simpatias que utilizam a água benta como ingrediente principal.

Se você normalmente tem uma dor de cabeça repentina, pegue um lenço branco limpo, molhe-o com água benta e coloque-o na testa. Deixe até melhorar.

Observação: Essa questão de vê pode ser sentida na prática de, no Domingo de Ramos, as pessoas, principalmente os mais velhos, levarem ramos de palmeira e litros de água para a bênção geral, usando a palmeira para afastar tempestades e a água para efeitos medicinais.

PARA A COLUNA

Dificilmente se via, antigamente, um cigano com problema de coluna. A uso de colchões muito macios, a obesidade, a falta de exercícios e a vida sedentária têm provocado esse mal. O que intriga é que já existem entre nós diversas simpatias para combater esse mal, algumas até um tanto tétricas.

Esta é muito intrigante, inclusive, indicada para quem tem problemas de coluna, principalmente com dores constantes. Para fazê-la, é preciso esperar até que um parente ou amigo muito chegado tenha falecido.

No dia do sepultamento, pegue uma fita preta que seja da mesma medida que a sua altura. Peça a uma pessoa do sexo oposto que marque com um nó na fita preta a sua coluna, o local onde ela dói. Após isso, enrole a fita e coloque-a sob o defunto. Não se esqueça de acender uma vela no túmulo dele.

PARA MENTE CANSADA

Temos aqui um problema hoje muito freqüente entre os ciganos sedentários, já que as viagens sempre foram a melhor maneira de se descansar a mente. Esse tipo de coisa é chamado, inclusive, de estresse entre os "gadjos".

Os sintomas são muito conhecidos. Você se sente cansado mentalmente, esquece as coisas, anda angustiado, com medo, trêmulo, com o coração disparando a todo momento.

Se é este o seu caso, não se desespere. Recorra a uma simpatia antiga e conhecida para afastar de vez este problema de sua vida.

A qualquer momento que resolver fazer a simpatia, mas sempre durante o dia, à luz do sol, pegue a fronha de seu travesseiro e encha-a de folhas de laranjeira, fazendo um travesseiro. Costure com linha branca e agulha virgem.

Use este travesseiro por sete dias seguidos. Terminado este prazo, durante a noite, leve-o a um rio ou mar, descosture e jogue as folhas na água dizendo:

Rio que nasce na fonte

Mar que brilha ao luar

Levem de mim o motivo

Que faz minha mente cansar.

Observação: Há outras variações, inclusive uma que recomenda o uso de folhas de capim- cidreira e uma outra ainda que manda usar, na mesma quantidade, folhas das duas plantas.

PARA FERIDAS

Em suas andanças, não raro os ciganos se deparam com esse tipo de problema, principalmente atravessando as regiões mais desassistidas, causados por picadas de insetos ou mesmo pequenos ferimentos que arruinam e acabam se transformando em feridas.

Em cada região, sempre existe a planta indicada. No Brasil, uma das mais usadas é a que consta na seguinte simpatia para esses casos.

Colha uma raiz de taroba, lave-a muito bem com uma escova dura, em água corrente. Após lavar a ferida com água fervida e amornada, rale a raiz e aplique-a sobre o local, cobrindo com uma gaze ou com um pano limpo, passado com o ferro bem quente.

Observação: Fazer ao menos duas vezes ao dia. A cada vez, porém, colher apenas a raiz necessária para aquele curativo. Ao retirar o pano ou a gaze, faça-o com cuidado, porque a pele danificada irá se soltar da ferida.

PARA INSÔNIA

Este é um problema sempre muito comum entre todos os povos, já que suas causas são as mais variadas possíveis. Quem já passou por isso sabe que nada há de mais incômodo que sentir cansaço e, por algum problema qualquer, ficar rolando na cama sem dormir. O corpo se ressente e isso em nada auxiliará na solução do problema.

Sabemos que, quase sempre, o que nos parece tão difícil de resolver, no outro dia, após uma boa noite de sono, torna-se simples. Por isso, nesses casos, nada como recorrer a uma simpatia já bem antiga.

Coloque uma pitadinha de açúcar e três folhas de erva cidreira debaixo de seu travesseiro. Em seguida, faça um chá da mesma planta, bem adoçado, depois tome-o, contando os goles. Pare no nono gole, deixe a xícara ao lado da cabeceira da cama e bons sonhos para você!

PARA DOR DE REUMATISMO

Ciganos, em virtude das dificuldades que enfrentam em suas viagens, sempre foram muito criteriosos com o que usavam e com o que jogavam fora. Hoje eles ficariam horrorizados com o que atiramos no lixo, muitas vezes remédios valiosos que serão úteis, quando necessários.

Parece exagero, mas é uma amostra de como, nos tempos modernos, nós ainda nem chegamos perto de explorar todo o potencial medicinal amealhado pela sabedoria popular e a nossa disposição. Um bom exemplo disso é esta simpatia, indicada para amenizar a dor de quem sofre de reumatismo.

Rale ralar um caroço de abacate seco e ponha-o em um litro com álcool medicinal, juntamente com três espinhos de laranjeira. Deixar por três dias, depois usar o líquido para friccionar a região dolorida, nas crises dolorosas.

PARA ÚLCERA

Este é um dos efeitos colaterais do estresse, enfrentados pelos "gadjos" com maior freqüência do que pelos ciganos, embora entre estes últimos os casos venham aumentando consideravelmente, por motivos óbvios: antes cigano não tinha estresse.

É importante lembrar que a úlcera é um problema sério, porque pode surgir também por outros motivos. Alguns nem são sentidos ou percebidos. Não importa a causa. Se você já sofre com este problema, lance mão desta simpatia.

Colha boldo na lua minguante e faça um chá com suas folhas, adoçando com mel. Use freqüentemente e os sintomas desagradáveis desaparecerão.

Um comentário:

hulk disse...

Boa tarde,gostei muito dessas simpatias ,vou fazer sim,e tenho muita certeza e fé que vou melhorar ,muito grato por ter postado.