terça-feira, 8 de janeiro de 2008

MEDITAÇÃO

A meditação é um processo de contactar com o Ser Interior e canalizar as Energias Puras, num processo de Transcendência. Possui técnicas que vão permitir que a Vida Interior se desenvolva, proporcionando o caminho para uma percepção maior da Vida.

É a forma de despertar para a presença do Divino na creação e no nosso mais profundo Ser. Contribui de forma positiva para o desenvolvimento pleno e harmonioso.

É definido o estado da meditação por S. Paulo, na sua Epístola aos Efésios, Cap.4 - Ver.13.

A ANSIEDADE PELO DIVINO

A busca de Deus, o contacto com a Divindade, é algo intrínseco no Ser Humano.

O maior contacto com Deus é o que se estabelece pela prática da Meditação.

A natureza humana está sempre em busca do Contacto Maior.

A meditação assenta na natureza da vida como um todo, visto que o estado Transcendental da Consciência se relaciona com a natureza humana, sendo por isso, válida para toda a humanidade, sem consideração de cultura, nível educacional, religião ou filosofia.

A MEDITAÇÃO

Meditação não é pensamento, análise ou interiorização intelectual de algum texto, filosofia ou escritura Sagrada.

Vem do Sâncrito da palavra Dhyana, onde a mente transcende o pensamento discursivo. Tanto aquele que pensa, o processo de pensamento e o pensamento são absorvidos numa realidade suprema de consciência, o que é absolutamente indescritível.

A natureza da técnica da meditação é o aquietar ou o espontâneo refinar da actividade mental. É um método para experimentar a fonte do pensamento, o campo da pura inteligência criativa, de um modo sistemático, natural e sem esforço. Por uma forma automática, natural e muito espontânea, a actividade mental fica refinada, levando a que por fim a mente se instale num estado de não actividade, porém, completamente desperta. Digamos que a mente consciente assume o estado de Consciência Pura.

A Meditação está além das religiões, todas elas, porém é algo absolutamente ESPIRITUAL. A conquista da Consciência transcendente provoca um crescimento, uma expansão, na nossa totalidade. Vai unificar o nosso corpo, mente e espírito, colocando-nos em contacto com o nosso Ser Real. O Centro do nosso Ser é o ponto onde Deus nos toca, levando-nos ao despertar espiritual, produzindo mesmo várias experiências de carácter místico.

A Meditação traz sempre benefícios espirituais.

Em si a Meditação é o expandir para o inesgotável estado de conhecimento infinito. A alma ou consciência individual é absorvido pela consciência cósmica absoluta. Deve ser silenciada a mente pensante. O entendimento das coisas que não podem ser vistas pertence à consciência pura, não à consciência pensante. Fala-se de consciência pura quando o espírito habita a mais alta verdade, sem qualquer mistura de pensamento imaginativo. Para chegar a isto devem ser submetidas todas as memórias e ideias inquietas, silenciar o pensamento. Nenhum movimento na vida religiosa tem qualquer valor, a menos que seja um movimento para o interior, em direcção ao centro silencioso da nossa existência, onde está Cristo.

PASSOS PARA APRENDER A CONTROLAR A MENTE E PARAR AS IDEIAS

A primeira coisa a fazer é treinar a respiração. Uma respiração correcta, disciplinada e "mecanizada" como um processo natural, nunca nada que o próprio tenha de contar tempos, pois isso obrigaria a treino mental e..., como tal, fuga à meditação.

Para desentupir o nariz a fim de facilitar as respirações há uma série de exercícios, como as lavagens nasais e expulsão de qualquer obstrução das vias respiratórias. Os Yoguis têm várias práticas.

A respiração correcta chama-se de "pranayama".

Uma vez dominada esta, a segunda é a postura certa, procurar uma posição confortável, não forçada. Estas posturas são designadas de "asanas".

Agora há que desenvolver a concentração. Para isso procurar respirar, manter a postura e olhar em frente, para um ponto. Seguidamente desloca o ponto para si e olha para esse ponto, normalmente na testa, no centro entre as sobrancelhas. Fica aí, em silencio e espera. As ideias flúem à menta, mas se as não agarrar, se não lhes ligar, elas, por si mesmas passarão.

Assim será até a mente estar aquietada e consiga tocar a consciência pura - um estado de "estar".

Nenhum comentário: