domingo, 6 de janeiro de 2008

Odé Arolé lo bí wá
Osossi nos trouxe ao mundo
Ewè tì Odé

Akeri - Murici/Murici do campo/ murici pitanga...

Os candomblé bainanos e Xangos pernambucanos, utilizam-se deste
vegetal em rituais e banhos para os iniciados em Ossossi, porém nos
terreiros do Rio e São Paulo é praticamente desconhecido pois trata-
se de uma planta tipicamente nordestina que não é encontrada na
região sudeste.Enretanto, os cubanos atribuem-na a Osun utilizando-
em alguns trabalhos que resumindo pode, queimado, cegar- pulverizado
e com outros ingredientes privar o homem prematuramente de sua
virilidade...

Ps1-Por isso a necessidade de se ter a cosnciência de como colher uma
erva e porque colhê-la. Eu como Olossanyn não aconselho colher ervas
se vc não tem um preparo para devido fim.

Alékèsì - São Gonçalinho/lingua de teiu....

Comum ver estas ervas no chão do barracão nas festa de candomblé.esta
pratica se deve ao fato de que essas folhas tem o poder de repelir
coisas negativas e por isso é de bom tom colocar os galhos desta ewe
embaixo da esteira dos iniciados para que fiquem protegido das
influências nefastas de Esus e Eguns.Goza de grande prestigio dentro
do terreiro de Ketu pois está ligada a Ossossi. serve também como
vestimenta para os Orixas Ossossi e Ossanyin.
Na umbanda esta folha é dedicada a Ogun e considerada de grande
poder magico., não podendo ser queimada pois atrai má sorte daí não
ser utilizadas em defumações.

Andará - Visgueiro / Faveiro

Na liturgia jeje-nagò, a parte mais utilizada deste vegetal são as
vagens. Colocado sobre os objetos rituais, tem a finalidade de
proteger os iniciados. Torradas e pulverizadas com outros vegetais dá
origem a um atin que, acredita-se, atrai sorte e prosperidade.

Dágunró - Carrapicho rasteiro /espinho de carneiro / chifre de
veado / espinho de cigano / benzinho / maroto ....

Na liturgia das folhas dagunró significa "para guerra", é o nome
dados à plantas espinhosas de três familias diferentes: dágunró
gogoro "alta"(carrapicho rasteiro) - dágunró kékeré "pequena"(erva de
pinto) e dágunró nlá "grande" sendo a primeira utilizada em trabalhos
para fazer Ogun castigar alguém segundo Verger.Esta planta antes do
sol nascer pertence a Ossossi e ao tom do meio dia para a ser de Esu.

ewé Odé ou Èmón - Carrapicho beiço de boi / pega-pega / marmelada de
cavalo
Planta utilizada no àgbo e em banhos purificatorios, erva de Osossi
também conhecida pelo genérico ewé odé dados a todas as especies de
carrapichos nos candombles brasileiros. Suas sementes são adicionadas
ao amalá(a base de quiabo) oferecido a Sango e a ebos para outras
finalidades.

Ewé Ogbó - Rama de leite / cipó de leite / folha de leite / orelha de
macaco

Entra na iniciação de todos os filhos de santo. Utilizada tanto em
banhos quanto em ritual associada a outras plantas para retirar a
consciência mediúnica dos iniciados. Seu efeito só se faz presente
quando catalizado por determinadas folhas.
Conta um mito que esta folha foi a primeira a ser liberada por Ossaim
para ser utilizada por Ossossi.

kànérì - Vassourinha de botão / carqueja / poaia botão....

Nos candomblés do Rio de Janeiro e da Bahia é chamada de carqueja de
santo e utilizada em agbo e banhos para filhos de ossosi. toda via o
batuqueiros do Rio Grande do Sul afirmam que "no Ijexa esta planta
pertence a Obaluaie e com seus galhos é confeccionada uma vassoura
que serve para sacudimentos.

asé `




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