domingo, 6 de janeiro de 2008

omolu


Dia da semana: Segunda-feiraCores: Branco, Preto e VermelhoSaudação: Atôtô!Elementos: Terra e Fogo do Interior da TerraDomínio: Doenças Epidémicas, Cura de Doenças, Saúde, Vida e MorteInstrumento: Xaxará
Omulú ou Obaluaiyê, também conhecido como o Orixá das doenças ou da varíola e outras doenças contagiosas, é muito respeitado e deve-se manter uma certa distância. Obaluaiyê é a forma jovem do Orixá, enquanto Omulú é a sua forma mais velha.A figura de Omulú é completamente cercada de mistérios e dogmas, sendo-lhe atribuído o controle sobre as doenças, especialmente as epidemias.Filho de Nanã, advém da cultura Jêge assimilado mais tarde pelos Iorubas e originário do Daomé, actual República de Benin. Obaluaiyê quer dizer “rei e dono da terra”, a sua veste é de palha e esconde o segredo da vida e da morte. Está relacionado com a terra quente e seca, como o calor do fogo e do sol - calor que lembra a febre das doenças infecto-contagiosas. Omulú representa a terra e o sol, aliás, ele é o próprio sol, por isso usa uma coroa de palha que tapa o seu rosto, porque sem ela as pessoas não poderiam olhar para ele. Ninguém pode olhar o sol directamente. Está fortemente relacionado com os troncos e os ramos das árvores. A sua matéria de origem é a terra e, como tal, ele é o resultado de um processo anterior. Relaciona-se também com os espíritos contidos na terra. O seu poder está extraordinariamente ligado à morte.
OBA significa Rei, ILU espíritos e AIYÊ significa terra, ou seja, Rei de Todos os Espíritos do Mundo. Ele lidera e detém o poder dos espíritos e dos ancestrais, os quais o seguem. Oculta sob o saiote o mistério da morte e do renascimento (o mistério do génesis). Ele é a própria terra que recebe os nossos corpos para que se tornem pó. É o médico dos pobres; o senhor dos cemitérios.
Características dos filhos de Omulú
Os filhos de Omulú são pessoas que não conseguem viver satisfeitas mesmo quando tudo vai bem para elas. Podem até atingir uma boa situação material e um belo dia, rejeitar tudo, por causa de certos escrúpulos imaginários. São pessoas que, em certos casos, se sentem capazes de consagrar o bem-estar aos outros, fazendo completa abstracção dos seus próprios interesses vitais.É possível a auto punição dos filhos de Omulú, principalmente nos seus casamentos, pois não é raro apaixonarem-se por pessoas extrovertidas e sensuais, que ocupam naturalmente o centro do palco, reservando ao parceiro um papel mais discreto. Gostam de ver a pessoa amada brilhar, porém invejam-na, vivendo com muita insegurança.Os filhos de Omulú, cultivam a sua individualidade, são austeros e causam medo aos outros. São irónicos, secos e por vezes discretos.

Nenhum comentário: